Cuidados especiais com o seu carro antes de sair de viagem

Pegar a estrada sem o carro estar devidamente inspecionado não é uma boa ideia.

Muitas pessoas estão pensando em viajar com a família neste mês de Julho, aproveitando as férias escolares. Mas, é necessário começar a pensar nos preparativos que devem ser feitos para conseguir aproveitar bem o período. É necessário cuidar da revisão do carro e garantir, que a viagem seja um sucesso, realizada com segurança e tranqüilidade.

Cuidados com o seu veiculo nas Férias
Cuidados com o seu veiculo nas Férias

Não importa o percurso que você vá fazer e nem as condições das estradas. Antes, de mais nada, é indispensável cuidar da manutenção correta de seu carro e fazer a checagem de todos os itens, do motor aos limpadores dos pára-brisas. Afinal, segurança na estrada é fundamental.

A checagem deve contemplar a vistoria dos principais itens de segurança, como pneus, freios, amortecedores, luzes, limpador do pára-brisa, etc. Antes de viajar, observe os níveis de água e óleo.

Faróis e lanternas: Faróis, lanternas e limpador de pára-brisas devem estar em boas condições e têm de ser usados corretamente. Ao fazer uma conversão, um carro pode tornar-se perigoso se o motorista esquecer de acionar as setas. O mesmo acontece com os faróis. Uma vez desregulados, ofuscam quem vem em sentido contrário.

Freios: Se você costuma rodar com seu carro em grandes centros urbanos o ano inteiro, todos os dias da semana, é bom avaliar o estado das lonas, pastilhas de freio e fluido. Nos congestionamentos, os freios são acionados diversas vezes, o que reduz a vida útil desses componentes. Mesmo quem conta com o moderno sistema ABS no carro, deve estar atento à sua manutenção.

Pneus: Uma calibragem mal feita, a banda de rodagem meio gasta e até a escolha errada da roda podem representar o fracasso das férias. Portanto, antes de pegar a estrada, faça uma checagem rigorosa das condições dos pneus de seu veículo.

Faça, sempre que houver necessidade, o alinhamento e o balanceamento das rodas. De nada adianta comprar pneus novos para seu carro se todo o conjunto restante (rodas, amortecedores, suspensão, freios etc) estiver com problemas.

Quase sempre escondido sob a bagagem de toda a família, o estepe deve receber a mesma atenção dedicada aos demais pneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.