Os 10 carros com o IPVA mais caro do Brasil

Quatro carros da Porsche e seis da McLaren dominam a lista de impostos mais altos

Quem tem carro já sabe: começo de ano é preciso separar o dinheiro dos impostos, ainda mais para quem mora nos estados com IPVA mais caro do Brasil. E os três mais populosos, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os que dividem esse posto cobrando 4% sobre o valor venal do veículo.

No estado de São Paulo, donos de Porsche 918 Spyder são os que pagam o maior montante. São três unidades do ano 2015 que precisaram arcar com R$ 560.583 em 2023. Se o carro é um pouco mais antigo, 2014, o imposto é um pouco menor: R$ 555.960. Com esses valores, é possível colocar na garagem um 718 Cayman básico zero-km.

Seguindo com o ranking, o proprietário de um McLaren P1 2014 pagou R$ 458.861 de IPVA. E a lista segue com cinco unidades de outro McLaren: Senna. Dessas, duas são de 2019 e tiveram que bancar R$ 355.235 para pagar o tributo. Outros três proprietários de carros iguais ficaram com R$ 344.578 a menos na conta. Com R$ 350 mil, é possível comprar um Volvo XC40 P6 novo e ainda usar o troco para carregar o veículo por um bom tempo.

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Quanto cada estado cobra de IPVA?

Se São Paulo, Rio e Minas têm o IPVA mais caro do país, Acre, Espírito Santo, Santa Catarina e Tocantins, por outro lado, são os estados com a menor alíquota do Brasil, com 2%. Alguns estados fazem a cobrança conforme a cilindrada, caso do Mato Grosso, que vai de 2% para carros até 1.000 cm³ e 3% para os demais.

Veja abaixo quanto cada estado cobra de IPVA:

IPVA por estado

EstadoAlíquota
Acre2%
Alagoas3%
Amapá3%
Amazonas3%
Bahia2,5%
Ceará3%
Distrito Federal3,5%
Espírito Santo2%
Goiás3,75%
Maranhão2,5%
Mato Grossode 2% a 3%
Mato Grosso do Sul3,5%
Minas Gerais4%
Pará2,5%
Paraíba2,5%
Paraná3,5%
Pernambuco3%
Piauí2,5%
Rio de Janeiro4%
Rio Grande do Norte3%
Rio Grande do Sul3%
Rondônia3%
Roraima3%
Santa Catarina2%
São Paulo4%
Sergipe2,5%
Tocantins2%

Fonte: Estados

Para que serve o IPVA?

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) é um imposto estadual, mas com o valor dividido com o município em que o carro está emplacado.

Do valor pago, 40% fica com o estado e 40% vão para o cofre municipal. Os outros 20% vão para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

Dinheiro do IPVA não é usado na manutenção das vias — Foto: Agência Brasil

Ao contrário do que muita gente pensa, o dinheiro do IPVA não vai para a manutenção de ruas e sinalizações, mas para pagar custos administrativos, como folha de pagamento dos servidores e materiais de uso de órgãos públicos.

Como o IPVA é calculado?

A taxa do IPVA fica a critério de cada estado, sempre com uma porcentagem do valor venal do carro. No caso de São Paulo, que é um dos estados que cobra o IPVA mais caro do Brasil, é de 4%.

Veículos utilitários possuem alíquota de IPVA diferenciada  — Foto: Divulgação

Cada estado também diferencia a cobrança para utilitários, motocicletas e —dependendo do estado—, cilindrada do motor.

Para ter acesso a essa tabela do IPVA, basta consultar o site do Detran de cada estado.

Variação do valor do IPVA

Os critérios para a cobrança do IPVA são determinados por cada estado. Em São Paulo, por exemplo, caminhões pagam 1% do valor venal determinado pela tabela Fipe. Ônibus e micro-ônibus são cobrados em 2%.

Caminhonetes de cabine simples e motocicletas também pagam 2%. Automóveis pagam o IPVA mais caro do Brasil, 4% do seu valor por ano. Por exemplo, um Renault Kwid, de R$ 60 mil reais, paga R$ 2.400.

Já o IPVA de uma Lamborghini Aventador 2020 avaliada em cerca de R$ 7,6 milhões, custaria R$ 304 mil.

Quando não é mais preciso pagar o IPVA?

Carros com mais de 20 anos de fabricação não pagam mais IPVA em São Paulo — Foto: Milton Shirata/Acervo MIAU

Carros com mais de 20 anos de fabricação não pagam mais IPVA em São Paulo — Foto: Milton Shirata/Acervo MIAU

Cada estado também tem seus critérios para não cobrar mais impostos. Em São Paulo, carros com mais de 20 anos de fabricação são isentos do pagamento. Taxistas e pessoas com deficiência são igualmente isentos.

Em Santa Catarina, um dos estados que cobra o IPVA mais barato do Brasil, a isenção é a partir dos 30 anos de produção. Em Minas Gerais, somente carros de coleção, ou seja, com mais de 30 anos e com placa preta, ficam livres do pagamento do imposto.

Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima são os estados que isentam carros mais novos. A partir dos 10 anos de produção, carros não pagam mais IPVA nesses estados. Em 13 estados, entre eles o Rio de Janeiro, o imposto já não é cobrado depois dos 15 anos.

Já o estado de Alagoas tem uma particularidade. Dá isenção para veículos produzidos até 31 de dezembro de 2002.

E se eu não pagar o IPVA?

O não pagamento do IPVA impede o licenciamento do veículo, além do cadastro do proprietário no Cadin (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados) do respectivo estado.

Há também o risco do automóvel ser apreendido caso seja parado em uma blitz. Além de ter de pagar o IPVA atrasado, vai também arcar com as custas do pátio, multa de R$ 293,47 pela infração gravíssima e ficar com sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Fonte: Auto Esporte
Autor: Fernando Pedroso
Ver original: https://autoesporte.globo.com/seu-bolso/noticia/2023/07/os-10-carros-com-o-ipva-mais-caro-do-brasil.ghtml